Primeiramente, saiba que lidar com a ansiedade durante a primeira sessão com uma psicóloga é uma experiência comum e compreensível. Muitas pessoas se sentem nervosas ou apreensivas ao iniciar a terapia, pois estão entrando em um espaço desconhecido e compartilhando aspectos íntimos de si mesmas com alguém que acabaram de conhecer. No entanto, existem algumas estratégias que podem ajudar a lidar com essa ansiedade e tornar a primeira sessão mais tranquila e favorável pra você 🙂
É importante lembrar que é normal se sentir ansioso antes da primeira sessão de terapia. Reconhecer e aceitar esses sentimentos como parte natural do processo pode ajudar a reduzir sua intensidade.
Outra maneira de lidar com a ansiedade é comunicá-la a psicóloga desde o início. Expressar seus sentimentos pode ajudar a terapeuta a ajustar o ritmo da sessão e oferecer o apoio necessário para que você se sinta mais confortável.
Além disso, tente ajustar suas expectativas para este primeiro encontro. Muitas pessoas esperam resolver todos os seus problemas de forma rápida, mas a terapia é um processo gradual e contínuo. A primeira sessão geralmente envolve uma conversa inicial para se conhecer, discutir as razões para buscar terapia, esclarecer dúvidas e criar um panorama de como seu processo caminhar nos primeiros meses. Entender que a terapia é um processo que leva tempo pode ajudar a reduzir a pressão e a ansiedade.
Outra estratégia que pode ser útil, especialmente se você tem afinidade com a escrita, é se preparar para este encontro escrevendo algumas notas sobre o que você gostaria de discutir. Isso pode ajudar a organizar seus pensamentos e garantir que você aborde os tópicos importantes. No entanto, lembre-se de que você não precisa ter todas as respostas ou saber exatamente o que dizer. Mesmo que você não tenha isso tudo de forma muito clara, a terapeuta está lá para te escutar, acolher e ajudar a explorar seus sentimentos de uma maneira segura.
Por fim, lembre-se de que a relação terapêutica é uma parceria. Se você não se sentir à vontade com a psicóloga após a primeira sessão, é perfeitamente aceitável procurar outra profissional que atenda melhor às suas necessidades. Encontrar o terapeuta certo pode levar algum tempo, mas é um passo importante para obter o apoio de que você precisa para lidar com a ansiedade e outros desafios emocionais.
Caso deseje marcar uma conversa, me envie uma mensagem!
Seguimos juntes (as/os)!
Andressa Lima – Psicóloga clínica – CRP 06/162949